Depois da repercussão do primeiro vídeo sobre as mudanças no processo para tirar a CNH, a jornalista, Ana Paula Mendes, fez um novo conteúdo para atualizar e esclarecer uma informação essencial: embora a nova resolução do Governo Federal já tenha sido publicada, as mudanças ainda não estão sendo aplicadas na prática pelos Detrans.

A principal dúvida do público não era mais se a regra existe, mas como o novo processo vai funcionar. E foi justamente aí que surgiu a confusão: muita gente passou a acreditar que tudo já estava valendo. No novo vídeo, ela esclareceu que a implementação depende de ajustes técnicos e regulamentações internas de cada estado.
Para confirmar essa informação, Ana Paula Mendes, entrou em contato com o Detran do Rio de Janeiro, onde está grande parte público dela. Em resposta oficial, o órgão informou que já está trabalhando para se adequar às novas diretrizes, com ajustes nos sistemas e preparação de normas internas, garantindo segurança, transparência e continuidade dos serviços.
Enquanto esse processo de adaptação acontece, o modelo atual para tirar a CNH segue exatamente o mesmo. Quem já iniciou o processo continua normalmente, e novas mudanças só passarão a valer quando forem oficialmente comunicadas pelos próprios Detrans. A atualização reforça a importância da informação correta para evitar deslocamentos desnecessários e frustração dos candidatos à habilitação.



